** Clique nas fotos para ampliá-las e verificar detalhes dos pratos.
**

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Macarrão Com Carne Seca à Moda da Fazenda

Ingredientes
- 1 kg de carne seca
- 1 pacote de macarrão espaguete
- 1 cebola cortada em 6 pedaços
- ½ pimentão verde
- salsa e cebolinha a gosto
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- 8 dentes de alho amassados
- sal a gosto
- água o quanto baste
- óleo o quanto baste

Modo de preparo

Cortar a carne seca em cubinhos e colocar em uma panela, cubra com água e deixe ferver (para dessalgar a carne). Retire todo o líquido da carne.
Em uma panela coloque o óleo, a carne e deixe fritar até dourar. Acrescente o alho e deixe dourar, coloque o extrato de tomate e deixe fritar. Corte o macarrão ao meio e coloque ainda cru na panela em que está a carne, continue fritando (assim como fazemos com o arroz).
Coloque água até o nível em que estiver o macarrão. Deixe cozinhar até o ponto (al dente) do macarrão. Acrescente a cebola, o pimentão e o cheiro verde. Deixe cozinhar por mais uns dois minutos. Desligue.

Creditos: prato elaborado pelo meu esposo e companheiro de cozinha, José de Lima Barros

3 comentários:

Ana disse...

Que prato mais apetitoso e mto diferente o modo de fazer,fiquei com vontade...Só uma dúvida,o macarrão não é escorrido...cozinha como se faz o arroz,deixa a água secar?
Desde já obrigada se puder tirar essa dúvida.
Boa noite.

Rosley Sulek Buche Barros disse...

Olá Ana, já acessei o seu blog, parabéns!!!
Quanto a forma de fazer o macarrão é realmente como no preparo do arroz, coloca-se cru e frita um pouco antes de acrescentar a água. Não precisa escorrer, inclusive é bom deixar um caldinho, pois se não for consumido logo após o preparo acaba secando um pouco. Clique na foto em que o macarrão está no refrátário para ampliá-la, você irá observar o caldo, mesmo sem colocar amido de milho ou farinha de trigo, fica bastante cremoso. Realmente é uma delícia!!! Ah, é um prato bastante rápido para aqueles momentos em que recebemos uma visita inesperada, pois a carne seca pode ser dessalgada muito rápido, da seguinte forma: colocar a carne em uma panela (já cortada em cubinhos) cobrir com água e levar ao fogo, deixar ferver por uns 5 minutos, escaldar a água.
Um grande abraço!

Rosley Sulek Buche Barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.