** Clique nas fotos para ampliá-las e verificar detalhes dos pratos.
**

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Falso Bolinho de Bacalhau


Ingredientes:
- ½  Kg de batatas
- ½ kg de filé de peixe tipo bacalhau seco (dessalgada)
- gemas de 2 ovos peneiradas
- claras de 2 ovos
- 1 xícara (chá) de farinha de pão
- 1 pitada de pimenta do reino
- ½ maço de salsinha picada
- ½ maço de cebolinha picada
- 1 cebola picada
- 4 dentes de alho amassado
- 1 pimenta dedo de moça, sem as sementes
- azeite de oliva o quanto baste
- óleo para fritar
  Modo de Preparo
Dessalgue  a merluza. Cozinhe e desfie. Em uma panela coloque o azeite, frite a cebola, o alho e a pimenta. Adicione o a merluza, refogue um pouco. Passe no processador. Reserve.
Cozinhe as batatas sem cascas. Esprema no espremedor manual.
Misture o purê de batata, o filé de peixe tipo bacalhau processado e as gemas de ovo, o cheiro verde amassar até formar uma massa uniforme. Fazer bolinhas (passar azeite nas mãos para a massa não colar), passar na clara do ovo, em seguida na farinha de pão. Fritar em óleo quente.
 Dica: Tome muito cuidado ao comprar bacalhau em lascas, pois numa sexta-feira, no final da tarde, estava escolhendo uma bandeja no Supermercado Big Lar, onde o quilo estava a R$37,00 para fazer um risoto de bacalhau, quando fui abordada por uma senhora que me disse que fazia comida por encomenda, e havia comprado lascas de bacalhau no Supermercado Extra, que valia a pena ir até lá. Resolvi então ir verificar, chegando lá, vi uma gôndola com um enorme cartaz divulgando a promoção de lascas de bacalhau do Porto à R$19,99 o quilo, peguei algumas bandejas (achando que estava levando vantagem). No outro dia, ao dessalgá-lo, para minha surpresa, eram filés de filé de peixe tipo bacalhau (quando no sal, ficam igualzinho as lascas de bacalhau, só é perceptível a merluza, quando tiramos o sal), fiquei furiosa, mas busquei ser criativa e elaborei o risoto de merluza seca (clique aqui para ver a receita)  Na segunda-feira, voltei lá para fotografar a gôndola com o cartaz para colocar nesta dica, mas já haviam mudado o tamanho do cartaz, para um bem menor e com a descrição da promoção de lascas tipo bacalhau (que antes era bacalhau do Porto!!!!).
Já havia ouvido dizer que alguns restaurantes costumam enganar alguns clientes vendendo pratos com a filé de peixe tipo bacalhau ou merluza seca, como se fosse bacalhau, às vezes talvez não seja proposital, pois pelo relato da senhora que me indicou a compra, percebe-se que ela não havia percebido a diferença, então tentei seguir a receita de bolinho de bacalhau com a merluza seca para ver o que dava... e não é que o gosto é idêntico, quem não sabe como foi feito, jura que está comendo bolinho de bacalhau, e olha que a batata que eu tinha não era a ideal, estava a alguns dias na geladeira!!!. Bem, fica a dica no caso de acontecer o mesmo com você.

Nenhum comentário: