** Clique nas fotos para ampliá-las e verificar detalhes dos pratos.
**

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Feijoada


Ingredientes
-  200g carne seca bovina (lagarto, coxão duro)
-  400g costela de porco
-  200g pé de porco salgado
-  100g rabo suína salgado
-  100g orelha de porco salgada
-  150g lombo de porco defumado ou salgado
-  100g língua bovina defumada
-  100g paio fatiado
-  100g lingüiça portuguesa fatiada
-  50g bacon de pernil em cubos
-  500 g de feijão preto
-  1 cebola picadinha
-  1 cabeça de alho amassado
-  5 folhas louro
 Mode de Preparo
Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e nervuras, limpando os pêlos e colocando-as de molho em água por 24 horas, trocando-se a água três a quatro vezes durante este período.
Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nela está todo o excesso de gordura. Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e a costela, e após meia hora, coloque o lombo, a lingüiça, o paio e o bacon, cuidando  para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.
Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho em óleo previamente aquecido, colocando na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar. Após duas horas comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.
Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir, voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando. Verifique o sal.

Nenhum comentário: